Boa noite galera ! Seguinte, faz 2 meses que eu não posto por aqui, mas hoje tive um bom tema para falar sobre e por isso vim me expressar.
Hoje estava conversando com um amigo no facebook , e então ele me pergunta " Aline você é emo ?? " ; repondi " Não ¬¬" eu me identifico mais com o movimento Punk " , então meu amigo surpreso retruca; " Mas Punk´s não são preconceituosos, violentos, odeiam homossexuais, nordestinos e etc ??! " ... Bom amigos, ficou evidente, como é de se esperar, meu amigo é um exemplo de que a sociedade não diferencia Punk´s de Nazi Skinheads, muito menos Anarquistas de Facistas... Verdade que existem Nazi Punk´s , mas eles são mais pra SKA do que outra coisa , e um grupo não tem nada haver com outro , alias se eles se encontram sae briga , o que na minha opinião é ridiculo, essas pessoas que saem por ai pra brigar mancham a ideologia do movimento tirando o foco da política e transformando tudo em violência sem sentido. Inclusive conheço SKA´s que não são preconceituosos também, afinal existem grupos e grupos, cada um com sua política, Nacionalistas e etc.
Bom mas quero falar aqui um pouco do Punk... Surgiu na Inglaterra por volta dos anos 70 , depois mais tarde se expalhou pelos EUA , as músicas falavam de política, sociedade, diversão, as cifras eram simples, pois combatiam as bandas comerciais da época que tocavam Metal e Rock Progressivo ( aquelas músicas de mais de 10 minutos de solo de guitarra super hiper mega dificeis de tocar ) , a ideologia principal era do " Do it yourself " , ou seja , faça você mesmo. Eu comecei a me interessar pela ideologia após assistir na faculdade uma palestra de alunos do curso de jornalismo que foram atrás e entrevistaram punk´s brasileiros, antes confesso eu também tinha preconceito , sempre achei o visual legal , mas achava que punk era só um garoto revoltado afim de brigar e bater em todo mundo ( claro que existem esses merdas também, esse tipo de gente suja o movimento e isso muito me revolta ). Mas falando um pouco do visual, Os Punk´s UK´s ( os mais legais na minha opinião ) se vestiam com roupas rasgadas, sujas ... na verdade não ! Acontece que as roupas ficavam sujas por serem muito " batidas " , as calças rasgavam de tanto usar, pular muros pra fugir dos militares, como eles são anti capitalistas, porque comprar roupas novas se as velhas ainda servem ? ... entendeu ? Já as botas militares , coturnos , muitos dizem que era uma forma de zombar do militarismo , mas na verdade os Punk´s usavam coturnos porque era economicamente correto, pois ele é mais resistente e dura mais portanto mais barato e melhor ! Já sobre os cabelos espetados, coloridos , chamados moicanos , esses sim , eram usados para chocar a sociedade de costumes conservadores, para intimidação... os pais andavam com suas crias na rua e quando viam um Punk diziam " Filho não olhe para aquilo , é o demônio " uahauauah, entendeu ? ... Enfim, diferente do que vemos hoje, o cara compra uma camiseta do Ramones por 20 reais na galeria do rock e sai por ai gritando que é punk sem nem saber de nada, só porque escuta o som e se veste como não quer dizer que você seja, tem muito mais haver com atitude! Agora já que toquei no assunto " som " eu poderia citar bandas bem legais, mas vocês já as conhecem, Sex Pistols, The Clash , Ramones etc... mas digamos assim, que esse é o lado Punk Comercial , atitude mesmo é ouvir e procurar bandas desconhecidas ou menos conhecidas, que fazem música por paixxão e pela disseminação da ideologia, crie você mesmo sua " trilha sonora ", faça você mesmo , monte sua banda , sei lá !
Bom gente , isso ai é o que eu sei sobre o movimento Punk, não considero que seja muito , mas é o bastante para que eu defenda a reputação dessa ideologia que prega a liberdade de expressão, direitos iguais, não descriminando raça, nacionalidade, opção sexual, mas respeitando as diferenças. Confesso para vocês EU NÃO SOU PUNK , sou uma simpatizante, não ando por ai fazendo protestos, nem conheço ninguém envolvido com algo do tipo , e cá entre nós eu tenho preguiça de fazer minhas próprias roupas mas bem que eu gostaria de ter esse dom porque é dificil achar algo que me agrade no shopping, também não gosto de fazer comida mas minha praia não é fast food não eu curto mesmo é comer um " prato comercial " no bar, mas eu respeito e considero muito quem pratica o " do it yourself " . É isso ai , abraços , até o próximo POST !
( bibliografia " o que eu sei , o que eu pesquisei , o que eu ouvi falar , o que eu acredito " By Aline Grayce, diretamente das profundezas da minha mente - São Paulo , 2011 )
Nenhum comentário:
Postar um comentário